INTELIGENCIA DE MERCADO E INOVAÇÃO
PROJETOS

PROJETO 1- Estudo de Viabilidade e Mapeamento de Tendencias e Riscos em Mercado em Rápida Transformação
Situação: Empreendedor necessitava de subsídios para identificar o grau de aceitação e estimar potencial de demanda e resultados financeiros para determinado produto inovador.
Solução apresentada: em uma primeira etapa, geração de indicadores relevantes para validação de alternativas (lançar/não lançar novo produto; modificar ou aprimorar produto existente; comprar no mercado) e, após tomada de decisão, de indicadores para monitorar o desempenho do novo produto após seu lançamento, criando uma base para a governança com relação a prováveis ajustes ao longo do seu ciclo de vida.
Abordagem: análise a partir de quatro pilares: (i) mercado; (ii) estrutura da empresa; (iii) aspectos financeiros e (iv) definição de indicadores

PROJETO 2 - Análise de Variáveis para Decisão de Aquisição de Negócio
Situação: Cliente necessitava avaliar se deveria adquirir linha de negócios no mercado ou desenvolver uma solução internamente.
Solução apresentada: mapeamento de pontos críticos para tomada de decisão, dos possíveis cenários após a decisão e de suas incertezas “gerenciáveis” e residuais.
Abordagem: identificação de informações e aspectos efetivamente “imprescindíveis” (em contraponto a “importantes” ou “relevantes”) para subsidiar a decisão. Desenvolvimento de indicadores de sucesso para acompanhar a implementação da alternativa escolhida e auxiliar em rotas de correção.

PROJETO 3 - Construção de Indicadores de Desempenho do Negócio
Situação: Empresário precisava visualizar - de forma objetiva e resumida - indicadores contínuos que servissem como termômetro para verificar o alinhamento das atividades essenciais da sua empresa com a estratégia traçada.
Solução apresentada: desenvolvimento e implementação dos indicadores, propiciando uma leitura rápida do desempenho das atividades, de forma a traçar rotas de correção e/ou destacar melhores práticas para aprimorar a produtividade.
Abordagem: identificação conjunta de fatores críticos de sucesso, definição dos indicadores mais relevantes, forma e horizonte de tempo para sua mensuração; execução de testes de implementação.

PROJETO 4 - Mapeamento de Mercado de Fintechs para Investidor
Situação: investidor estrangeiro desejava conhecer mais sobre o mercado financeiro local - particularmente as Fintechs, empresas de tecnologia que atuam no setor - para embasá-lo em decisões sobre seleção e investimento em startups locais.
Solução apresentada: construção de indicadores de risco, à luz da segmentação em linhas de negócio existentes nas Fintechs locais.
Abordagem: mapeamento de aspectos ambientais – em especial regulatórios – bem como da dinâmica do mercado local, por conta da interação entre Fintechs e instituições financeiras tradicionais; análise e comparação com similares no mercado internacional.
